Performatividad de los actos de habla en instituciones educativas

Autores

  • Alejandra Maria Gordillo Universidad Nacional de Chilecito

Resumo

Este artigo trata da performatividade dos atos de fala em instituições de ensino. A análise centra-se no espaço educativo, ordenado, regulado e altamente institucionalizado que postula certas concepções e interpretações da realidade sócio-cultural e histórica. Essa normatividade está ancorada em práticas discursivas (orais, escritas) que compõem uma concepção social de significados compartilhados, uma semiose social. Inicialmente, recupera conceitos vinculados às instituições em geral e avança para os educacionais, analisando-os como marcos normativos que estabelecem diretrizes que posteriormente regulam a convivência. Por fim, aborda as práticas de comunicação que se desdobram no campo educacional, identificando nelas a performatividade dos atos de fala. O trabalho recorre às contribuições teóricas do campo da Análise Institucional, Comunicação Institucional, Filosofia da Linguagem, Análise do Discurso e Teoria dos atos de fala.

Palavras-chave:

comunicação, educação, instituições educativas

Biografia do Autor

Alejandra Maria Gordillo, Universidad Nacional de Chilecito

Profesora Asociada Ordinaria (Universidad Nacional de Chilecito). Investigadora. Ex Profesora Adjunta Ordinaria (Universidad Nacional de La Rioja). Especialista en docencia universitaria (Universidad Nacional de Cuyo). Magister en Ciencias Sociales y Humanidades (Universidad Nacional de Quilmes), Doctoranda en Comunicación (Univesidad Nacional de Córdoba). Pasantías internacionales en Univalle (Cochabamba, Bolivia) Y Universidad de Costa Rica (UCR).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Austin, J. L. (1990). Cómo hacer las cosas con palabras. Palabras y acciones. Buenos Aires: Paidós.

Althusser, L. (1988). Ideología y aparatos ideológicos del Estado. Freud y Lacan. Buenos Aires: Nueva Visión.

Berger, P. & Luckmann, T. (2012). La construcción social de la realidad. Buenos Aires: Amorrortu.

Butelman, I. (1991). La institución educación. Los comienzos míticos, la palabra. En: M. Acevedo y J. C. Volnovich (coomps.), El Espacio Institucional (pp. 23-35). Buenos Aires: Lugar Editorial.

Butelman, I. (1996). Espacios institucionales y marginación. La psicopedagogía institucional: su acción y sus limites. En: I. Butelman (coomp.), Pensando las instituciones. Sobre teorías y prácticas en educación (pp. 1-49). Buenos Aires: Paidós.

Butelman, I. (comp.). (2010). Pensando las instituciones. Sobre teorías y prácticas en educación. Buenos Aires: Paidós.

Butler, J. (1993). Acerca del término "queer". GLQ, 1 (1).

Buttler, J. (2004). Lenguaje, poder e identidad. Madrid, España: Editorial Síntesis AS.

Calsamiglia Blancafort, H. & Tusón Valls, A. (1999). Las cosas del decir. Manual de análisis del discurso. Buenos Aires: Editorial Ariel.

Castoriadis, C. (2007). La institución imaginaria de la sociedade. Buenos Aires: Tusquets Editores.

Dussel, I. (2014). ¿Es el curriculum escolar relevante en la cultura digital? Debates y desafíos sobre la autoridad cultural contemporánea. Archivos analíticos de políticas educativas. 22 (24), 1-22.

Enríquez, E. (1989). El trabajo de la muerte en las instituciones. En: R. Kaës, J. Bleger, E. Enriquez, F. Fornari, P. Fustier, R. Rousillon & J. P. Vidal (coomps.), La institución y las instituciones. Paidós.

Fernández, L. (1994). Instituciones educativas. Dinámicas institucionales en situaciones críticas. Paidós.

Fernández, L. (1996). El análisis de lo institucional en los espacios educativos. Una propuesta de abordaje. Praxis Educativa. (2) 9-22.

Foucault, M. (1973). El orden del discurso. Barcelona, España: Tusquets.

Foucault, M. (2002). La Arqueología del saber. Buenos Aires: Siglo XXI Editores.

Gordillo, A. (2016). El marco institucional del Colegio Nacional Agrotécnico “Ing. Julio César Martínez”: su relación en la conformación del vínculo Comunicación-Educación. (Tesis de Maestría). Bernal, Argentina: Dacultad de Ciencias Sociales y Humanidades, Universidad Nacional de Quilmes.

Kaës, R. (1989). Realidad psíquica y sufrimiento en las instituciones. En: R. Kaës, J. Bleger, E. Enriquez, F. Fornari, P. Fustier, R. Rousillon & J. P. Vidal (coomps.), La institución y las instituciones. Paidós.

Piñuel Raigada, J.L. (1997). Teoría de la Comunicación y gestión de las organizaciones. Editorial Síntesis.

Rodrich Portugal, R. (2012). Fundamentos de la Comunicación Institucional: una aproximación histórica y conceptual de la profesión. Revista de comunicación, 11, 212-234.

Saladrigas Medina, H. (2005). Comunicación organizacional: Matrices teóricas y enfoques comunicativos. Revista Latina de Comunicación Social, 60. La Laguna (Tenerife).

Searle, J.R. (1994). Qué es un acto de habla?.

Schvarstein, L. (2003). Psicología de las organizaciones. Buenos Aires: Paidós.

Van Dijk, A. (2005). Ideología y análisis del discurso, Utopía y Praxis Latinoamericana. Revista Internacional de Filoso ña Iberoamericana y Teoría Social, 10 (29), 9-36. ISSN 1315-5216.

Watzlawick, P.; Beavin, J. & Jackson, D. (1983). Teoria de la comunicación humana. Interacciones, patologías y paradojas. Barcelona: Editorial Herder.

Publicado

04-12-2023

Como Citar

Gordillo, A. M. (2023). Performatividad de los actos de habla en instituciones educativas . Raigal, (9), 107–119. Recuperado de https://raigal.unvm.edu.ar/ojs/index.php/raigal/article/view/602